30 de março de 2022

Competitividade do setor fotovoltaico

E o mercado de energia solar fotovoltaica continua a crescer a um ritmo significativo, impulsionada recentemente no Brasil pelo Marco Legal da Energia Solar, trazendo mais segurança para os proprietários e gerando energia elétrica a custos cada vez mais competitivos em comparação com outras fontes renováveis. Neste artigo, a NHS vai mostrar como esse setor vem se tornando cada vez mais competitivo em nosso país.

A maneira mais simples de avaliar a competitividade de uma fonte de energia é comparar seu custo por quilowatt-hora (kWh) com o preço cobrado dos usuários finais. Com o aperfeiçoamento da legislação brasileira, aliada ao menor custo dos equipamentos de um sistema de energia, o mercado está cada vez mais competitivo. E isso é uma excelente notícia para os consumidores.

Valor da conta de energia

O preço da energia elétrica definido pelas distribuidoras está em uma tendência de alta, impulsionados pelo período de estiagem e também pelas consequências ainda da pandemia no setor. Os recentes aumentos na tarifa de energia, chegando a 27% nos últimos 12 meses¹, têm feito os consumidores a procurar por fontes alternativas de energia, principalmente a solar, que vem sendo utilizada em empreendimentos que tem a filosofia sustentável em seus projetos.

Redução do preço dos equipamentos

Com a evolução constante das tecnologias empregadas nos equipamentos de energia fotovoltaica, os preços desses produtos estão cada vez menores. O que possibilita uma expansão em maior escala em todo o território nacional. Se há alguns anos instalar um sistema de energia solar representava um alto investimento. Hoje em dia esse projeto é muito mais viável.

Aumento na geração de energia solar no Brasil

Outro fator que torna a competitividade do setor fotovoltaico ainda maior são os constantes recordes de geração ao longo dos anos. A energia solar viveu um excelente ano em 2021, com recordes na geração da fonte por todo o país. Durante os 12 meses do ano, foram gerados mais de 3,5 GW de potência instalada em residências, fachadas e pequenos terrenos, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Todos esses fatores colaboram para que a competitividade do setor fotovoltaico aumentasse em nosso país e acelerasse ainda mais o desenvolvimento do setor.

A NHS é uma distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e também fabricante do primeiro inversor híbrido no Brasil. Conheça nossos produtos.



Temas recentes